langue fr SKF - 05/08/2022

Benefícios do monitoramento online de vibração em equipamentos de mina - Anglo American

SKF Giro Sustentável - Ações pelo futuro do planeta
O SKF Giro Sustentável 2021, foi um evento online promovido pela SKF, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de outubro. Durante esses dias, empresas parceiras da SKF, de diferentes segmentos, como Mineração, AGRI & Alimentos, Siderurgia, Química, Papel & Celulose, Cimento e Energias renováveis, apresentaram projetos de sustentabilidade desenvolvidos junto com a SKF.

Veja o vídeo completo do SKF Giro Sustentável Mineração: https://bit.ly/3Q4JAUK

Siga a SKF nas redes sociais:
LinkedIn: https://bit.ly/3QjsGld
Instagram: https://bit.ly/3QiOMVv
Facebook: https://bit.ly/3Qof740
Conheça a plataforma de ensino SKF College: https://bit.ly/3BGoB6B

Neste vídeo, Paulo César, coordenador de engenharia de confiabilidade e monitoramento de condição da Anglo American, apresenta um trabalho em parceria com a SKF: Benefícios do monitoramento online de vibração em equipamentos de mina.

O plano de mineração sustentável da Anglo American se baseia em três pilares, estes pilares são: ambiente saudável, em que a empresa trabalha o viés de alteração climática, biodiversidade. O segundo pilar é o foco na liderança corporativa, liderança focadas, engajadas com os processos, com responsabilidade ética. E o último pilar é comunidades próximas, é um relacionamento eficaz, um relacionamento realmente harmonioso com as comunidades. Esses três pilares sustentam, suportam a estratégia e nos levam a Anglo American para o seu propósito: re-imaginar a mineração e melhorar a vida das pessoas.

Dentro de toda a essa estratégia, esse projeto focado em análise de vibração, entra como uma mina inteligente, em que a companhia busca transformar dados em informações de inteligência preditiva, conectar todas as minas e através de estar gerando um aprendizado integrado com esses dados e também tomar decisões mais ágeis com as informações a gente tem. Esse é um dos projetos que está em implantação na Anglo American focado em vibração de equipamentos móveis e de superfície.

Esse projeto é baseado em em alguns pontos. O foco foi em tecnologia junto à tecnologia. Primeiro pensamos em um ambiente sustentável, um ambiente agradável para a equipe, a sala que, antigamente era destinada à equipe de manutenção preditiva, hoje, é chamada de monitoramento em construção. Nesse local, trabalham pessoas que cuidam de telemetria, análise de vibração, técnicas de ultrassom e também os engenheiros de confiabilidade estão aqui para a tomada de decisão, junto com esses analistas.

Em segundo lugar, disponibilizamos essas informações na nuvem. Existe uma base de dados na nuvem, todas essas informações são integradas e focadas apenas equipamento de mina. Dentre os dados estão: parâmetros de óleo, pressão, temperatura, que é de telemetria, tem as análises de vibração, tem outras informações que são integradas também de outros sistemas, que a gente tem e hoje a gente consegue realmente, transformar grande parte desses dados em tomadas de decisões preditivas e mais assertivas, integrando isso a confiabilidade.

O terceiro pilar, desse projeto é o de capacitações desenvolvimento de pessoas, focado em tecnologia eficaz, ambiente quente, pessoas. Gerar uma atmosfera em que a pessoas conseguem se interconectar. Assim, é possível cruzar esses dados e informações para tomada de decisão e ter pessoas capacitadas para analisar.

Esses treinamentos foram feitos também em parceria com a SKF. Entre eles, treinamento de vibração I e II, termografia, alinhamento de máquinas rotativas e fundamentos de rolamentos básico e avançado. O objetivo é capacitar o time operação novo, para o pessoal de manutenção preditiva.

Os benefícios desse projeto dão lugar ao exercício dos valores da Anglo American e da SKF que é segurança. Quem trabalha em mineração sabe a dificuldade que é quando há a parada de um equipamento de mina. E também a exposição que é fazer uma coleta de vibração, o equipamento precisava de estar em funcionamento e desbloqueado. Então esse risco foi eliminado. A pessoa que ficava coletando e analisando, hoje, ela só faz análise de vibração, ela tem tempo de participar de uma análise de falha, participar de reunião de programação, discutir sobre modos de falha. Então, há um ganho enorme nesse quesito.

Além do saving econômico, houve um ganho de DF de 0.38%, não há mais paradas para as corretivas, temos uma visão melhor de previsibilidade, é possível, realmente, parar as máquinas em preventivas para tomada de decisão. E outro ganho muito importante foi no engajamento das pessoas.